SANTARÉM: UM MUNICÍPIO PROMISSOR PARA OS INVESTIDORES
Com vários programas de apoio a jovens investidores e à criação de postos de trabalho, o município de Santarém continua a apostar fortemente na atração de mais investidores para o concelho. Se os dados económicos do município já se mostram surpreendentes, demonstrando crescimento robusto nas exportações e na criação de postos de trabalho na região, estes programas de apoio mostram-se promissores para futuros empresários à procura de um município que valorize os seus investimentos.
Fonte: Unsplash
Embora estas medidas possam ter como público-alvo os investidores, a criação de programas de apoio, como o Via Expresso Jovem e o Via Expresso Investidor, potencia também uma melhoria nas condições de todos os trabalhadores escalabitanos, dando-lhes mais oportunidades de trabalho e um mercado mais competitivo. Mas em que consistem esses programas exatamente?
Um município em crescimento
Os dados económicos não mentem: de 2022 para 2023, o valor das exportações do município de Santarém aumentou em cerca de 35 milhões de euros. Além disso, foram também criadas, no mesmo período, 233 novas empresas no município. Os trabalhadores escalabitanos que procurem um novo emprego podem começar a atualizar o seu currículo com a ajuda de um site especializado na criação de currículos. Estes sites ajudam a verificar a ortografia e a gramática do currículo, otimizam o conteúdo do seu CV e utilizam inteligência artificial para melhorar as suas hipóteses de conseguir um bom emprego. Um currículo profissional é crucial para que se conseguia obter um dos novos 538 postos de trabalho criados na região graças a este investimento.
Quanto ao investimento em Santarém, no início de 2024, os números continuam positivos. Só em janeiro foram criadas 31 empresas, em parte devido aos fortes incentivos municipais ao investimento.
Programas de apoio ao investimento
Atualmente, o município de Santarém conta com dois programas de incentivo ao investimento, o Via Expresso Jovem e o Via Expresso Investidor. No fundo, ambos os programas têm objetivos semelhantes (a atração de investimento e a criação de novos postos de trabalho), porém o seu público-alvo, tal como o nome indica, é distinto.
Mas em que é que diferem os dois programas exatamente?
Via Expresso Jovem
Os jovens com idades entre os 18 e os 35 anos que pretendam ser empreendedores podem usufruir do Via Expresso Jovem. Este programa reduz em até 50% as taxas de licenciamento, dá prioridade ao encaminhamento dos processos relativos ao empreendimento, encaminha o projeto para outros sistemas de incentivos e oferece apoio técnico especializado aos jovens empreendedores.
Fonte: Unsplash
Via Expresso Investidor
Já o Via Expresso Investidor beneficia as empresas com uma redução de taxas camarárias de 20% ou mais, consoante o número de postos de trabalho que a empresa crie. Além disso, as taxas camarárias podem ser ainda mais reduzidas caso o empresário seja desempregado de longa duração e inscrito no IEFP. Além disso, os beneficiários também têm as mesmas prioridades no encaminhamento de processos, encaminhamento para outros programas de incentivo e apoio técnico personalizado.
Uma preocupação com o futuro
Apesar de já contar com dois programas de sucesso, o município de Santarém continua a apostar fortemente na atração de investimento. No passado dia 1 de março, o município marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa para dar a conhecer os seus programas de investimento e para efetuar uma mesa-redonda com o tema “Apoios e Incentivos ao Desenvolvimento Local no sector do Turismo”.
Além de se focar nas oportunidades que o município oferece aos investidores, este debate contou ainda com a discussão de outros temas úteis aos jovens empreendedores, como a alavancagem de outros programas de incentivo para modernizarem os seus negócios.
תגובות