top of page

Periodicidade: Diária

1/11/2025

comercioenoticias

SANTARÉM FOI PALCO DA VI GALA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS PORCO D’OURO


O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) recebeu, no dia 23 de junho, a VI Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.

Na sessão de abertura, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, agradeceu a escolha de Santarém para a realização desta Gala e referiu que “a atribuição destes prémios reveste-se da maior importância; é uma oportunidade para celebrar o dinamismo do setor e homenagear estes empresários que diariamente trabalham para oferecer aos portugueses alimentos de qualidade, seguros e sustentáveis. O trabalho que estes homens e mulheres têm feito, deixa-nos orgulhosos”.

Esta iniciativa, que teve o apoio financeiro de 5.000€ por parte do Município, premeia o trabalho realizado no ano 2022 pelos empresários suinícolas de todo o país para distinguir a excelência da produção nacional.

Ao todo foram 86 nomeações para 36 prémios, onde o distrito de Santarém liderou com 23 empresas nomeadas. Estas nomeações distinguem os resultados mediante a produção numérica, taxa de partos e longevidade, divididos em três escalões de acordo com a dimensão do efetivo reprodutor das explorações candidatas.


Nesta cerimónia foram também entregues os galardões “Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura e da Alimentação para a Sanidade, Biossegurança, Bem-Estar Animal e Ambiente”, “Prémio Bem-Estar Animal CEVA”, “Prémio Raças Autóctones CEVA” e “Prémio Porco Diamante”.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação, entregou o Prémio Especial Porco D’Ouro que distingue a exploração com o melhor desempenho em mais de 80 critérios relacionados com aspetos como o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais, como a Peste Suína Africana.

O “Prémio Bem-Estar Animal CEVA” premeia as explorações com melhores pontuações no âmbito da certificação em bem-estar animal da FILPORC, que obedece a um extenso caderno de especificações com indicadores de bem-estar animal, auditado e certificado por um organismo de controlo independente.

Quanto ao “Prémio Raças Autóctones CEVA” reconhece os criadores que mais têm contribuído para a promoção e conservação das raças de suínos autóctones portuguesas: alentejano, bísaro e malhado de Alcobaça.



199 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page