top of page

Periodicidade: Diária

10/1/2024

  • comercioenoticias

SANTARÉM: InTER-EDUCA COM FORTE PARTICIPAÇÃO


O segundo dia do InTER-EDUCA: Feira da Edução e do Empreendedorismo, que teve lugar esta sexta-feira, 31 de março na Casa do Campino, contou com a participação de mais de mil alunos dos Agrupamentos de Escolas e dos Centros de Formação Profissional de Santarém.

A manhã arrancou com a conferência conduzida João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), que convidou David Justino, Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa, para vir a Santarém debater “Os desafios da Educação e o seu contributo para a Empregabilidade”.

David Justino considera que os alunos precisam conhecer as ofertas educativas que mais se adequam ao que querem fazer na sua atividade profissional para se sentirem realizados. Seja pela via do ensino regular ou pelo ensino profissional, porque em ambos os casos podem seguir os estudos no ensino superior. Para lembrar a importância dos novos desafios e as dificuldades do processo educativo, citou Aristóteles, filosofo grego, que dizia: que "a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces". Visto que considera que os professores e os alunos não devem desistir de lutar pela excelência da Educação, apesar de todas as dificuldades.

À tarde, pelas 15 horas, teve lugar a Mesa Redonda, para debater “O Ensino Profissional e os seus principais desafios”

Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, moderou o debate que contou com a participação de Pedro Moisés, da FAPOESTEJO, Alexandra Figueiredo, da Agência Nacional para a qualificação do Ensino Profissional, Conceição Silva, Diretora Nacional do IEFP, Salomé Rafael, Diretora da Escola Profissional de Vale do Tejo, Martinha Duro, Diretora da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, José Frias Gomes, do CENFIM – Núcleo de Santarém, e João Seabra, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.



Entre as várias intervenções destacou-se o papel do Ensino Profissional que é complementar ao Ensino Regular, visto que tem uma aplicação mais prática, que permite uma empregabilidade de quadros intermédios nas empresas, para além de ser possível prosseguir estudos académicos, se for essa a vontade dos estudantes.

João Teixeira Leite agradeceu, em nome do Município, aos participantes afirmando que “esta é a primeira de muitas edições do InTER-EDUCA”. O Vice-presidente da CMS considera que é importante que a partir do 6º e do 7º anos de escolaridade, os alunos comecem a ter experiência de conhecer as empresas. Para que na devida altura possam decidir pelo ensino científico ou pelo profissional”.

Inês Barroso, Deputada na Assembleia da República, também marcou presença e tomou notas, para levar como contributos e sensibilizar o Parlamento para o investimento que é preciso fazer também no Ensino Profissional.

O InTER-EDUCA continua este sábado com a Palestra “Estudar ou Trabalhar? Empreender!”, pelas 15 horas, com Francisco Serralheiro e João Mateus, do Ginásio do Empreendedor.

Segue-se o Workshop “Como criar o teu negócio pelo o empreendedorismo”, pelas 16 horas, com Ricardo Branco.



52 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page