SANTARÉM LANÇA PROJETO VIDEOGRÁFICO SOBRE A VIDA E OBRA DE PEDRO CANAVARRO
Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 10h00, no Teatro Sá da Bandeira realizar-se-á o lançamento do projeto videográfico "De Pedro as Memórias", sobre a vida e obra de Pedro Canavarro, produzido e realizado pelo Centro Tecnológico (Ctec) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, em colaboração com a Casa-Museu Passos Canavarro e a Câmara Municipal de Santarém. Este evento tem uma duração aproximada de 1h15 minutos.
O projeto nasceu de um desafio da Câmara Municipal de Santarém em 2022, tendo o Ctec realizado uma série de 9 filmes, que constituem, individualmente ou em conjunto, uma possibilidade de conhecer Pedro Canavarro - figura cultural e política incontornável da cidade de Santarém – e de compreender melhor as épocas da Casa-Museu Passos Canavarro, da cidade, do país e do mundo, retratadas nos filmes.
São memórias contadas na primeira pessoa, pelo próprio Pedro Canavarro, explorando o seu valor simbólico num emaranhado de mundos descobertos atrás de um grande portão que se abre a cada episódio.
O processo de registo das memórias teve sempre o testemunho direto de Pedro Canavarro, sem recurso a qualquer interface de apoio (teleponto). Além do testemunho, houve ainda, por parte de Pedro Canavarro, uma colaboração muito direta em todo o processo de recolha e disponibilização de informação, que de alguma forma ilustra a sua vida e coloca o espetador no espaço da ação.
Neste evento, o público poderá descobrir pormenores de alguns episódios de forma dinâmica e será convidado a interagir com Pedro Canavarro para tecer comentários, fazer perguntas, sugestões relacionadas com os filmes e a Casa-Museu.
No seguimento deste evento de apresentação global deste projeto videográfico, será apresentado, na íntegra, cada um dos 9 episódios, no Teatro Taborda, nas datas e horário abaixo mencionados.
Cada projeção contará também com a presença de Pedro Canavarro e a possibilidade de interação por parte do público.
A entrada em todos os eventos é livre, sujeita à lotação do espaço.
Comentários