SANTARÉM: OLIVEIRA COM 2140 ANOS RECEBE PLACAS DE CERTIFICAÇÃO
No âmbito do Dia Mundial da Árvore, o Município de Santarém e a União de Freguesias da Romeira e Várzea procederam ao descerramento de uma placa informativa, que assinala a notoriedade alcançada pela “Oliveira milenar de Casais de São Brás”, com os seus 2140 anos de idade e os 30 completados como árvore de interesse público.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, Artur Glórias, Presidente da União de Freguesias da Romeira e Várzea (UFRV) e restante executivo, e Paulo Madeira, Proprietário da Oliveira milenar, fizeram o descerramento da placa informativa, que fica acompanhada por outras duas placas, que atestam a certificação conferida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na versão portuguesa e inglesa.
Ricardo Gonçalves felicitou o proprietário da Oliveira milenar, por ter cuidado deste importante exemplar, lembrando que “a freguesia de Azoia de Baixo, de onde sou oriundo, recordo-me que a gentes locais diziam que ensinavam a podar árvores na antiga Escola de Regentes Agrícolas. Um saber ancestral que vai passando de geração em geração”. O Presidente da CMS acrescentou que “com esta preservação e com a envolvente que tem, não tenho dúvidas de que esta oliveira com os seus 2140 anos, será um marco.”, reiterou.
Comments