SANTARÉM RECEBE SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO SECTOR VITIVINÍCOLA
No âmbito da iniciativa “Cidade do Vinho 2024”, a Escola Superior Agrária de Santarém recebe, no próximo dia 3 de abril, o Seminário: Sustentabilidade no Sector Vitivinícola.
O sector vitivinícola assume uma postura proativa na abordagem às questões da sustentabilidade, vendo como imperativo acrescentar à realidade nacional esta componente, não apenas para proteger o meio ambiente e promover o bem-estar social, mas também para garantir a viabilidade económica das empresas e manter a confiança dos consumidores.
Continuar a produzir vinhos de excelente qualidade sem pôr em causa os recursos naturais e a sua viabilidade económica é cada vez mais uma necessidade e um desafio.
A solução passa por promover uma boa gestão dos solos, da redução no uso de fitofármacos, da utilização de organismos auxiliares, da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, do uso racional dos recursos naturais como a de água e do recurso aos modos de produção integrada e biológica.
Neste sentido, este seminário, organizado pela Escola Superior Agrária e a Confraria Enófila do Tejo, com o apoio do Município de Santarém, junta diversos especialistas que vão apresentar e discutir temas como a adaptação de porta-excertos às alterações climáticas, a valorização dos territórios, a agroenologia racional, a fileira vitivinícola e os desafios da sustentabilidade e certificação, o referencial nacional de sustentabilidade do sector vitivinícola e os serviços do ecossistema em vitivinicultura.
A inscrição para o seminário é gratuita, mas obrigatória através do QRcode (https://forms.office.com/e/YW1SpqVyhN) ou do email confraria.enofila.tejo@mail.com até ao dia 1 de abril às 23h59.
Recorde-se que a “Cidade do Vinho 2024” junta quatro os municípios que, em parceria formam a Cidade do Vinho 2024. Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém uniram-se numa candidatura conjunta, conquistando para a região do Tejo a agradável tarefa de celebrar o vinho e a vinha.
Comentarios