top of page

Periodicidade: Diária

10/2/2024

  • comercioenoticias

SANTARÉM É O 4.º DISTRITO DO PAÍS COM MAIS ABUSOS SEXUAIS NA IGREJA E LEIRIA O 5.º


A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica divulgou hoje, 13 de fevereiro, em Lisboa, as conclusões do trabalho realizado ao longo de 2022 e que resultou na recolha de centenas de testemunhos de vítimas. O documento já foi entregue à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A comissão ouviu mais de 500 testemunhos, desde janeiro do ano passado. Os membros da comissão garantem que todas as denúncias que não prescreveram foram encaminhadas para a justiça.

Lisboa, Porto, Braga, Santarém e Leiria são os cinco distritos que apresentam um maior número de casos de abusos sexuais a menores na Igreja.

Os dados foram avançados ao início da manhã desta segunda-feira no decorrer da conferência de imprensa de apresentação do relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian.

A investigação apurou dados dos últimos 72 anos, desde 1950. Foram validados 512 testemunhos de vítimas. A maioria dos abusadores eram padres: 77 por cento.

Podem ter sido vítimas de abuso às mãos de membros da Igreja Católica em Portugal 4.815 menores, a maioria com idade média de 11 anos.



Entretanto, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica defende a constituição de uma nova "comissão para continuidade do estudo e acompanhamento do tema", com membros internos e externos à Igreja.

A Comissão liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht recomenda "o reconhecimento, pela Igreja, da existência e extensão do problema e compromisso na sua adequada prevenção futura", nomeadamente através do "cumprimento do conceito de `tolerância zero` proposto pelo Papa Francisco".

Pedro Strecht avançou também que 52% das vítimas de abusos de padres eram rapazes e 48% raparigas. A esmagadora maioria das crianças foi abusada mais do que uma vez.



94 visualizações0 comentário

Comentários


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page