top of page

Periodicidade: Diária

10/1/2024

  • comercioenoticias

SANTARÉM É SOLUÇÃO EM ESTUDO PARA A EXPANSÃO AEROPORTUÁRIA DA REGIÃO DE LISBOA


O Município de Santarém e os promotores do Magellan 500 congratulam-se com a decisão da Comissão Técnica Independente de acolher para análise final o projeto de construção de um aeroporto internacional na região de Santarém, no âmbito do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

A Comissão Técnica Independente anunciou hoje ter colocado em análise o projeto de um aeroporto na região de Santarém, tanto na forma de infra-estrutura complementar ao Aeroporto Humberto Delgado como numa solução individual.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 89/2022, de 29 de setembro, incluiu o Magellan 500, um projeto de iniciativa privada promovido fora da atual concessão, em duas das cinco opções para Avaliação Ambiental Estratégica, a realizar pela Comissão Técnica Independente.

O projeto Magellan 500, desenvolvido por promotores privados, entre os quais o Grupo Barraqueiro e o grupo de fundadores liderado por Carlos Brazão, foi desenhado com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais de referência, ao longo de três anos, e assenta num conceito de sustentabilidade ambiental e flexibilidade no topo das suas prioridades.

Uma vez que se trata de um projeto de iniciativa privada, o Magellan 500 foi concebido como um projeto favorável para o contribuinte.

O Magellan 500 prevê a construção de um aeroporto de raiz, a norte de Santarém, concebido por fases e escalável, aproveitando as acessibilidades rodoferroviárias já existentes (A1 e Linha do Norte), a apenas 30 minutos da capital. Este projeto promove a coesão territorial, uma vez que tem acessos rápidos a vários centros urbanos, além de Lisboa, como Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Fátima, Portalegre, Caldas da Rainha, Tomar ou Figueira da Foz, servindo uma população a rondar os seis milhões, e permite reforçar o atual hub aeronáutico de Lisboa.



A viagem entre Lisboa e Santarém será feita em shuttle ferroviário, através da Linha do Norte, entrando na capital pela Gare do Oriente, podendo ir até a Alcântara Terra através da Linha de Cintura, o que vai permitir a conexão às linhas suburbanas da Grande Lisboa (Sintra, Oeste, Cascais e Fertagus para a península de Setúbal, bem como a todas as linhas da rede do Metropolitano de Lisboa ( Azul, Amarela, Verde e Vermelha).

A Câmara Municipal de Santarém, desde a primeira hora apoiou a iniciativa e aprovou um acordo de colaboração e parceria com a Magellan 500 para disponibilização de informação e ajudas técnicas com vista a assegurar a realização das ações necessárias e adequadas ao estudo, projeção, criação e implementação do aeroporto e respetivas infraestruturas de apoio. Por outro lado, foi também recentemente assinado um acordo de cooperação intermunicipal entre os Municípios de Santarém, Golegã, Alcanena e Torres Novas, com vista à congregação de esforços daquelas autarquias para o planeamento do seu território para a nova cidade aeroportuária.

Também os Municípios de Rio Maior, Abrantes, Fundão, Entroncamento e Ourém já se pronunciaram publicamente a favor da construção do aeroporto de Santarém, percebendo a importância desta infraestrutura para as suas populações.


101 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page