SATÉLITES STARLINK DE ELON MUSK AVISTADOS PELA SEGUNDA NOITE CONSECUTIVA NOS CÉUS DE RIO MAIOR
Um grupo de satélites do programa Starlink, da empresa SpaceX, de Elon Musk, foi avistado nas noites de ontem e hoje, 12 e 13 de junho, em várias localidades do país, entre elas Rio Maior.
Ao Comércio & Notícias chegaram vários relatos de pessoas assustadas com o fenómeno, que se manifestou através da habitual fila de pequenas luzes brancas no céu.
De forma a tranquilizar as pessoas o nosso jornal está condições de avançar que se trata de uma rede artificial de satélites, constituída por vários grupos, que orbitam todo o globo terrestre.
O programa Starlink tem por objetivo colocar em órbita um grande número de satélites artificiais para criar uma rede Internet de banda larga, capaz de alcançar de forma eficaz áreas remotas ou rurais.
A SpaceX explica que, enquanto a maioria dos serviços de internet via satélite provém de satélites em órbita a cerca de 35.000 quilómetros da terra, o 'enxame' Starlink está muito mais próximo, a cerca de 550 quilómetros, o que lhe permite reduzir o tempo de viagem de dados entre o utilizador e o satélite, e desta forma tornar a Internet mais rápida.
A SpaceX já lançou mais de 4.500 satélites Starlink até ao momento e quase 4.200 estão atualmente em operação, informou o astrofísico Jonathan McDowell à revista Space.
Comments