SUSANA FEITOR É A NOVA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DO DESPORTO
Comércio & Notícias / Lusa
A antiga marchadora olímpica Susana Feitor foi hoje, 21 de abril, nomeada pelo Governo como a nova Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto.
Natural de Alcobertas, no concelho de Rio Maior, Susana Paula de Jesus Feitor, de 48 anos, participou em cinco Jogos Olímpicos, entre Barcelona1992 e Pequim2008, destacando-se o seu 13.º lugar em Atlanta1996 nos 10 quilómetros marcha, numa carreira marcada pelo bronze nos Mundiais de 2005 nos 20 quilómetros, depois de ter sido campeã da Europa (1993) e do Mundo (1990) júnior, nos cinco quilómetros.
Membro do Conselho Nacional de Desporto, a nova responsável da Fundação do Desporto é licenciada em Gestão das Organizações Desportivas, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, sendo desde 2018 treinadora de marcha-atlética.
Susana Feitor foi presidente da Comissão de Atletas Olímpicos entre 2002 e 2005 e 'vice' entre 2005 e 2009, além de ser vogal do Comité Olímpico de Portugal no mesmo período, vogal da direção da Federação Portuguesa de Atletismo (2009-2014) e chefe de Missão aos campeonatos do mundo universitários 2017, em Taipé, Taiwan, e 2019, em Nápoles, Itália.
Em declarações à Agência Lusa, Susana Feitor garantiu hoje estar muito estimulada com o desafio de presidir à Fundação do Desporto, valorizando a aposta do Governo num ex-atleta. “Estou motivadíssima, entusiasmada. Agora quero conhecer a casa, as pessoas, aproximar-me delas. A Fundação é um ‘player’ importante no alto rendimento, que é a minha área”, disse a nova Presidente da Fundação do Desporto.
“Boa-sorte é o que quero para mim. Se conseguir esse sucesso, acredito que as pessoas, os atletas, os treinadores e as organizações também vão ter. Não podemos esquecer que isto é tudo em conjunto”, completou a dirigente.
Susana Feitor admitiu a “surpresa” pelo convite endereçado pela tutela e assumiu que, de momento, ainda não tem bem a “noção da maior urgência” da instituição, em termos de planos de ação, prometendo dedicar-se a fundo aos diversos dossiers para os poder dominar em breve.
“Sei é que o paradigma do desporto em Portugal é angariar apoios e mais recursos e a Fundação do Desporto também foi criada para isso. A gestão e coordenação dos CAR diz-me muito, até porque fui atleta. Atletas e treinadores precisam que estejam a 100%. Para mim isso é uma das áreas chave”, concluiu Susana Feitor.
A Fundação do Desporto é uma entidade sem fins lucrativos, dotada de órgãos e património próprios e de autonomia administrativa e financeira. Esta Fundação, que é também a entidade coordenadora da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, tem como objeto social a promoção do desporto e do bem-estar físico, apoiando e fomentando o desenvolvimento do mesmo, designadamente nos domínios do alto rendimento, educação, saúde, turismo, ambiente, economia e aumento da atividade física junto da população.
Comments