TORRES NOVAS INAUGUROU PAINEL “ECCE HOMO” ALUSIVO À PROCISSÃO DOS PASSOS
Decorreu no passado sábado, dia 18 de março, a inauguração e bênção do painel de azulejos que representa o passo “Ecce Homo”, no topo do edifício n.º 1 da rua Miguel Bombarda, na confluência com a rua Almirante Reis, em Torres Novas.
A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Pedro Ferreira e do vice-presidente, Luís Silva, em representação do município.
Trata-se da recuperação de um item religioso que assinala o 5.º passo da antiga Procissão dos Passos e que se inseriu na obra de reabilitação de edifício particular, suportada pelo próprio, assinalando deste modo a memória histórica daquele local no centro da cidade.
Neste processo, foram identificadas as sete telas encomendadas pela Misericórdia de Torres Novas em 1710 para as capelas dos Passos da Paixão, o que permitiu ligar o 5.º passo com o episódio “Ecce Homo” e reinterpretá-lo em azulejo.
Artur Gonçalves, nas suas “Memórias de Torres Novas” (1937), regista a existência desta procissão anteriormente a 1723, quando foi instituída na então vila a Irmandade dos Passos, e a mesma realizou-se anualmente até à Implantação da República.
A procissão era constituída por sete passos da Paixão de Cristo, dos quais apenas dois tinham enquadramento permanente: o 4.º passo, cuja moldura de cantaria permanece no Largo de S. Pedro, e este 5.º passo, de que subsistia apenas a cimalha triangular de cantaria e que foi agora reconstruído pelo promotor da recuperação do edifício, em articulação com o Município de Torres Novas e as Paróquias da cidade.
Comments