ULS LEZÍRIA ACOLHE 27.ª EDIÇÃO DO “CAMINHO DOS HOSPITAIS”
A Unidade Local de Saúde da Lezíria acolheu, esta sexta-feira, 15 de março, a 27.ª Edição do “Caminho dos Hospitais”, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que decorreu no Auditório do Hospital Distrital de Santarém. Dedicado ao tema “Respostas aos Desafios da Atualidade”, o evento incidiu sobre áreas, projetos e desafios da ULS Lezíria no contexto da integração de cuidados e transição para as unidades locais de saúde (ULS).
A abertura foi da responsabilidade de Xavier Barreto, presidente da APAH, e de Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração da ULS da Lezíria. Ao intervirem, ambos manifestaram a sua satisfação pela realização da iniciativa, salientando que são diversos os desafios que se colocam no atual contexto de integração de cuidados de saúde.
O programa prosseguiu com uma apresentação intitulada “Cuidar o doente com dor crónica”, a cargo de Sónia Menezes, coordenadora da Unidade de Dor Crónica da ULS da Lezíria, na qual foram apresentados os projetos desenvolvidos pela referida Unidade, que assume como principal missão a melhoria da capacidade funcional e da qualidade de vida dos doentes com dor crónica, visando o controlo da dor e a promoção da autonomia dos doentes.
Seguiu-se uma palestra subordinada ao tema “Hospital de Dia de Patologia do Sono”, apresentada por Luís Rodrigues, coordenador da Unidade de Técnicas de Pneumologia, e por Eva Rodrigues, técnica de cardiopneumologia, que efetuaram um balanço do referido projeto, iniciado em junho de 2023, que visa acompanhar os doentes da Consulta de Patologia do Sono sob terapia com dispositivos de VNI domiciliária.
As enfermeiras Sónia Canhão, responsável pela Equipa de Cuidados Continuados de Santarém, e Sónia Ribeiro, da equipa de Cuidados Continuados Integrados de Santarém, abordaram o tema “Reconciliação de terapêutica, um desafio na integração de cuidados”, dando o seu testemunho sobre o projeto que desenvolvem na referida área.
Marta Bacelar, responsável pelo Gabinete de Gestão de Projetos”, e Ana Mendes Castelo, coordenadora da Unidade de Psicologia, apresentaram o projeto “INcluir – Oficinas para todos e para cada um”, desenvolvido pela Associação r.InseRIR, sediada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS da Lezíria, que encara a arte como ferramenta terapêutica.
Coube a Adelaide Belo, presidente da Associação Portuguesa para a Integração de Cuidados (PAFIC), e a Ana Amélia Silva, vogal executiva do Conselho de Administração da ULS do Alto Alentejo, abordar o tema “Desafios na Transição para as Unidades Locais de Saúde”.
Durante o dia, a direção da APAH teve ainda oportunidade de visitar o Hospital de Dia do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, em particular a OficINa, assim como a sala de emergência do Serviço de Urgência, onde se encontra uma pintura da autoria do artista escalabitano João Maria Ferreira, no âmbito do projeto “Debriefing de emoções como cultura para redução do stress”, premiado em 2023 com a “Bolsa Capital Humano em Saúde” promovida pela APAH. Teve lugar, ainda, uma reunião entre a Direção da APAH e o Conselho de Administração e uma reunião que envolveu a direção da APAH e os administradores hospitalares.
Comentários