URGÊNCIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE TORRES NOVAS ENCERRA EM FINS DE SEMANA ALTERNADOS DURANTE O VERÃO
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) informou que o Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Novas vai estar em situação de contingência planeada este fim de semana, das 09h00 de dia 15 julho até às 09h00 do dia 17 de julho, no cumprimento da deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
O CHMT assegura que “o reforço do trabalho em rede com as equipas hospitalares da região e a coordenação estratégica e planeamento promovidos pela DE-SNS permite durante os curtos períodos de contingência, garantir uma estratégia adequada para assegurar à população previsibilidade, segurança e confiança, otimizando os recursos disponíveis”.
Durante estes três meses de verão haverá um total de 14 dias de funcionamento condicionado na Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Novas, em fins de semana alternados, nos quais os médicos pediatras que se encontram ao serviço do CHMT garantem apenas apoio à urgência interna e aos doentes já admitidos na instituição. Nestes curtos períodos de contingência, os doentes emergentes da região do Médio Tejo que necessitem de assistência inadiável e transporte de ambulância serão reencaminhados diretamente pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para o Hospital Distrital de Santarém (HDS) ou para o Centro Hospitalar do Oeste, em Caldas da Rainha.
Esta articulação, que foi previamente coordenada pela DE-SNS, faz parte da gestão cabal em rede das urgências hospitalares.
De realçar que a Neonatologia e o Serviço de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT, localizados na Unidade Hospitalar de Abrantes, não estão sujeitos a quaisquer condicionamentos durante os meses de verão.
Os pais das crianças que não tenham conhecimento dos constrangimentos excecionais que vão ocorrer quinzenalmente no Serviço de Urgência Pediátrica de Torres Novas terão sempre garantido o registo, observação e triagem da criança para apurar da gravidade da sua condição de saúde. Se esta exigir transferência hospitalar para outra unidade, ela será assegurada pelo CHMT, com o respetivo acompanhamento por profissionais da instituição especializados em saúde infantil.
Informa-se todos os utentes que os Serviços de Urgência Hospitalares prestam cuidados altamente diferenciados a crianças e jovens, em situações de emergência ou urgência, com doença aguda referenciadas pelo médico assistente, centro de saúde, ou pela Linha SNS24 (808 24 24 24).
Antes de se deslocar a qualquer unidade hospitalar, deve sempre ligar SNS24, uma linha telefónica gratuita de saúde pública, 24 horas disponível, onde profissionais de saúde estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta mais adequada – seja o hospital, ou a consulta nos cuidados de saúde primários.
Comments