UTILIZAÇÃO BIOINDUSTRIAL DE INSETOS EM GRANDE DESTAQUE NA FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA
O certame nacional dedicado ao setor agrícola, pecuário, industrial e gastronómico contou com a presença de cerca de 200 mil pessoas durante os nove dias de Feira Nacional de Agricultura e a Agenda Mobilizadora InsectERA viu passar todo este público no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícola (CNEMA) tendo marcado presença pela primeira vez na Feira Nacional de Agricultura com um expositor, realizado em parceria com o Município de Santarém.
A presença da Agenda Mobilizadora InsectERA aumentou a vertente inovadora que esta feira tem vindo a revelar ao longo dos anos, sendo que expôs pela primeira vez um novo setor bioindustrial de produtos derivados de insetos.
O stand InsectERA marcou forte posição durante a Feira Nacional de Agricultura tendo sido visitado por inúmeras entidades oficiais, parceiras e outras atraídas pelo setor, nomeadamente uma especial visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo no primeiro dia do evento. Na habitual visita do Presidente da República à FNA23, este passou pelo espaço InsectERA e ficou a conhecer os principais objetivos desta Agenda Mobilizadora.
No decorrer desta apresentação Marcelo Rebelo de Sousa apresentou a Agenda InsectERA em direto para a televisão como sendo “o maior projeto do mundo do género e uma base para a globalização de um novo setor bioindustrial nacional que aposta em parcerias de elevada competência envolvendo empresas, universidades e centros de investigação, os ingredientes chave para o sucesso da criação de um cluster industrial sólido.”
Ao longo dos nove dias de FNA o auditório InsectERA contou com a realização de nove seminários dedicados ao novo setor bioindustrial e aos profissionais que nele vão integrar. Fora do stand InsectERA os insetos também marcaram posição na FNA23 através da realização de vários eventos dedicados à introdução da farinha de inseto na alimentação humana, na Nave A, no espaço Provas na Cozinha, onde três chefs da região foram desafiados a refazer as receitas dos seus pratos habituais incorporando a farinha de inseto, pratos estes que foram emparelhados com vinhos nacionais e cervejas artesanais. Para além destes eventos, organizados pela Agenda mobilizadora InsectERA, os insetos foram tema noutros seminários do certame, sendo um deles a apresentação da proteína de inseto como solução alternativa sustentável na elaboração de alimentos compostos para aves, na Conferência Global de Avicultura promovida pela ANAPO – Associação Nacional de Avicultores e Produtores de Ovos, que este ano era responsável pelo tema principal da Feira.
Para a Agenda Mobilizadora InsectERA, esta participação na FNA23 foi um grande sucesso de divulgação na medida em que, que seja do nosso conhecimento, foi realizado pela primeira vez no mundo um conjunto tão vasto e dinâmico de eventos dedicados ao setor bioindustrial dos produtos derivados de inseto num evento de dimensão nacional do setor agroindustrial. Este foi o primeiro passo na divulgação de um novo setor bioindustrial e Santarém aceitou-o de braços abertos na Feira Nacional de Agricultura.
Comments