top of page

Periodicidade: Diária

9/30/2024

  • comercioenoticias

UTIS ATRIBUI PRÉMIOS DO 11.º CONCURSO FOTOGRÁFICO “OLHARES EM VOLTA DE UM PRESÍDIO”


A inauguração da exposição fotográfica, relativa ao 11° Passeio/Concurso Fotográfico, organizada pela Universidade da Terceira Idade de Santarém (UITIS) subordinado ao tema “Olhares em volta de um Presídio”, teve lugar esta quarta-feira, 14 de junho, pelas 16h30 na Igreja da Misericórdia, onde vai estar patente até 4 de julho. 30 fotografias que representam a diversidade de visões sobre um equipamento emblemático da cidade.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Hermínio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Vítor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, e José Vieira, Professor de Fotografia e Edição de Imagem da UTIS, marcaram presença na cerimónia que serviu para entregar os prémios aos vencedores e a todos os participantes nesta prova fotográfica que pretendeu retratar as instalações do antigo Presídio Militar de Santarém.

O autarca começou por agradecer o convite para participar na exposição e fez votos de rápidas melhoras ao professor José Viera, que se encontra a recuperar de uma doença. “Tem aqui um grupo de alunos que querem todos suplantar o Mestre. Esforça-se muito para que assim seja”, afirmou o Presidente da CMS que considera que a “UTIS é uma grande família. O carinho que foi colocado em cada fotografia, também tem a ver com o tema e com convívio que têm uns com os outros, que é de realçar”.


Ricardo Gonçalves lembrou que “o Presidio vai ser transformado numa residência de estudantes, a UTIS vai para a ex-Escola Prática de Cavalaria, mas aquele edifício vai ser algo muito bonito no futuro e com muita vivacidade. Uma residência com 200 camas, terá a capacidade de acolher 200 jovens que vão andar no coração da Cidade. Vai ser um ponto de transformação da vivência de Santarém”, reiterou.

O Presidente afirmou ser “um orgulho ver a vivacidade da UTIS nos últimos anos. Deu um passo atrás, com a Pandemia, agora está a recuperar e vai dar um passo em frente. Estaremos sempre ao vosso lado, naquilo que for necessário. Se estamos a replicar o sucesso da UTIS em Alcanede, com a passagem a outras Freguesias, é porque reconhecemos o mérito deste projeto. É fantástico ver a interação, o convívio e os laços que se criam”, concluiu.

Nesta edição do concurso fotográfico da UTIS, o primeiro classificado foi Manuel Augusto Cabral, com a fotografia “O Ferrolho”. Em segundo lugar, Isabel Maria Messias, com a fotografia “Portas para a Liberdade ou Não”, e terceiro lugar Ana Isabel Vieira, com a fotografia “Sufoco”. As menções honrosas foram atribuídas a Ana Isabel Vieira, com a fotografia “Impasses”, e a Palmira Farinha, com a fotografia “As Traseiras do Presídio”. Anacleto Costa, João Duarte, Maria de Fátima Wenceslau e Nuno Rei receberam também um certificado de participação neste 11° Passeio/Concurso Fotográfico.



28 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page