VEREADORES DO PS RIO MAIOR NÃO PARTICIPARAM HOJE NA REUNIÃO DE CÂMARA
Os Vereadores do PS na Câmara Municipal de Rio Maior, Miguel Paulo e Susana Gaspar, não participaram na reunião de câmara agendada para a manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro.
“Constando da sua Ordem de Trabalhos as deliberações sobre vários assuntos, onde se destacam, 4 Regulamentos Municipais e a Adenda a 1 Contrato, entenderam que não estavam em condições de analisar e formar opinião sobre tanta matéria e em tão pouco tempo”, revela a concelhia do Partido Socialista de Rio Maior em comunicado, acrescentando que “os documentos foram facultados para análise com 48 horas de antecedência”.
Os vereadores socialistas reconhecem que é o que diz o Regimento da Câmara Municipal, que “os documentos são facultados com 48 horas de antecedência”, mas entendem que “tal não significa que o Regimento esteja adequado a esta realidade, e até seja legal perante estas circunstâncias”, salientando ainda que “era esperado mais bom senso por parte do Presidente da Câmara nesta gestão prática da Agenda”.
No mesmo comunicado, os Vereadores Miguel Paulo e Susana Gaspar referem que se “trata de 4 Regulamentos Municipais que vão afetar a vida diária dos Munícipes, alguns que são documentos novos, outros que alteram o que já existe, e é preciso analisar se estão ou não em condições para serem presentes a público”, acrescentando que “não é razoável que seja pedido em 48 horas que se forme opinião sobre 4 Regulamentos Municipais, para mais, com tudo o que isso implica”.
Miguel Paulo e Susana Gaspar entendem ainda que “os documentos podiam ser distribuídos com maior antecedência, era possível haver um contacto para serem expostos os documentos com mais detalhe e apresentada a eventual urgência, poderia haver uma distribuição dos documentos por outra reunião de Câmara, e isso foi pedido assim que conhecemos a Ordem de Trabalhos”, referindo também que “face às circunstâncias, isto seria o razoável. O que aconteceu é uma irresponsabilidade e fere a democracia”.
A finalizar o comunicado, os Vereadores socialistas dizem que “não tiveram condições para tomar decisão, e disso já tinham dado conta assim que conheceram a Ordem de Trabalhos, e voltaram a fazê-lo hoje como questão prévia aos trabalhos. A questão não foi atendida, o Presidente da Câmara entendeu seguir assim, e os Vereadores ausentaram-se da sala de reuniões, não participando assim nos trabalhos”, informando ainda que “esta questão vai ser exposta às instâncias competentes e alterações ao Regulamento da Câmara vão ser apresentadas”.
Comments