ÓBIDOS EVOLUI A SUA MARCA E POSICIONA-SE COM UM NOVO INSTRUMENTO VISUAL AO SERVIÇO DE TODOS
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, apresentou esta segunda-feira, 15 de Janeiro, a nova identidade visual do território, numa cerimónia que decorreu na Praça da Criatividade, onde foi revelado o novo sistema de comunicação.
Filipe Daniel acredita que a nova “marca” de Óbidos vai contribuir para a concretização de alguns dos desafios a que se propôs quando, em 2021, assumiu a presidência. O turismo, como uma das principais atividades do concelho, é apenas um dos sectores locais que pode beneficiar do novo sistema visual, que valoriza também aspetos como a história, a cultura, a agricultura e a inovação.
Na verdade, segundo disse o autarca, “o primeiro sinal de respeito pelo concelho, em todas as suas dimensões, sobretudo a humana, é não termos tido a tentação de deitar tudo fora e fazer tudo de novo, como se o passado não existisse e, antes deste marco, não tenha havido trabalho bem feito”. Filipe Daniel referia-se ao caminho realizado por muitos pequenos comerciantes, mas também grandes investidores, agentes turísticos, agricultores, artistas, profissionais de todas as áreas, dirigentes de coletividades e moradores que, há décadas, tem sido notável em Óbidos.
“Tínhamos já uma marca reconhecível e aplicada em muitos suportes, o que ajudou a fazer de Óbidos um centro de atenções no País. Não podíamos pura e simplesmente descontinuar essa linguagem, pelo que depois de um largo período de reflexão e estudo técnico com profissionais qualificados, escolhemos evoluir, atualizar, modernizar e melhorar, em vez de destruir e tentar assinar aquilo que é de todos”, explicou.
A nova marca inspira-se na anterior, uma vez que mantém a lógica de centralidade, dando-lhe agora um desenho mais contemporâneo, mais aplicável em todo o tipo de meios e suportes e um carácter mais distintivo.
Segundo a equipa criativa responsável pelo projeto, da agência SKA – Branding Development, a nova marca procura abrir a sua narrativa a todas as dimensões do concelho, que é tão rico que não pode ser confinado às muralhas da histórica vila de Óbidos. A cor cobre, que agora “pinta” a comunicação de Óbidos, espelha precisamente aquele que é o tom mais comum nos extraordinários pôr-de-sol captados na Lagoa de Óbidos; nas folhas de Outono da vinha que prolifera nos socalcos do concelho; nas paredes e pilares de alguns dos mais modernos edifícios do concelho e nos telhados que sobressaem na cal das suas mais antigas casas.
Com esta nova marca, o Município de Óbidos pretende dispor de um instrumento que facilite a comunicação com os munícipes, que melhore a sua identificação com os muitos eventos que decorrem em Óbidos e que possa ser usado pelos agentes económicos na promoção dos seus negócios e produtos, distinguindo-os e certificando a sua origem.
Nova fase de comunicação do Município
Para Filipe Daniel, “este é apenas um dos passos que temos vindo a dar em matéria de comunicação. A partir desta identidade, estamos a desenvolver uma série de medidas para aproximar os Munícipes da sua Câmara Municipal, a compreender os serviços que têm à sua disposição, mas também a identificar aquilo que é a atividade municipal”, adiantou, explicando que “o público, seja ele interno ou externo, por vezes, ficava na dúvida sobre quem era o promotor de eventos, ações ou serviços. Esperamos com este novo sistema tornar essa linguagem mais clara”.
O autarca garantiu ainda que “as ferramentas que estamos a desenvolver a partir desta nova marca serão democráticas e plurais, pois não temos a ideia de ligar esta marca ao atual momento político ou aos seus protagonistas. Ao contrário, a nossa preocupação foi desenvolver um sistema que perdure no tempo, que possa evoluir, atualizar-se e, como qualquer grande marca, não se descontinue a cada ciclo”.
Filipe Daniel esclareceu ainda que os custos desta operação são contidos e demorará algum tempo até que a nova marca esteja totalmente implementada: “gostava que amanhã acordássemos e todos os suportes estivessem com a nova marca. Mas não será assim por uma razão: trata-se de dinheiros públicos que respeitamos, pelo que a implementação será faseada e numa lógica de reposição. Não será deitado nada fora, como faria uma multinacional numa mudança visual”.
Durante a cerimónia, foi apresentado um pequeno filme de ativação, que pode ser assistido aqui: https://youtu.be/_ZrxwfCDHaU
Bình luận