ÓBIDOS LANÇA “PROJETO ABRIGO” PARA PROMOVER O ENVELHECIMENTO ATIVO
O aumento gradual da população sénior no concelho de Óbidos, aliado à necessidade crescente de dar uma resposta para combater o seu isolamento e inatividade, foram as forças impulsionadoras do Projeto Abrigo, numa parceria entre o Município de Óbidos e o . O projeto foi apresentado no Festival Óbidos +Ativo e está, neste momento, em exposição nas Piscinas Municipais.
A promoção da literacia em saúde e a proximidade entre instituições são pontos-chave para a dinamização deste projeto, com valorização da interação e da relação com os seniores. O principal objetivo é promover o envelhecimento ativo e afetivo dos utentes seniores dos Centros de Dia/Convívio do “Programa Melhor Idade”.
O projeto foi desenhado em Agosto de 2022 pelas profissionais de saúde Lola Monteiro e Sabina Ramalho. Pretendia dar um contributo na componente da prevenção, autonomia e literacia em diversas áreas de promoção da saúde, nomeadamente saúde mental, saúde oral, segurança alimentar, promoção de ambientes seguros, nutrição e educação ambiental. Sempre com foco no espaço que ao longo das nossas vidas nos acolhe e recolhe: a nossa casa, o nosso Abrigo.
A mais-valia deste projeto surge da oportunidade de trabalhar em articulação multiprofissional com envolvimento e apoio da estrutura autárquica, que inclui profissionais do ACeS Oeste Norte, concretamente da Unidade de Saúde Pública (Lola Monteiro, técnica superior de Saúde Ambiental), da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (Marina Catarino, psicóloga, e Sabina Ramalho, higienista oral), do Município de Óbidos (Inês Almeida, nutricionista, e José Lopes, técnico de Gestão Ambiental). Além disso, há a conjugação de saberes diferentes também a nível comunitário e voluntário, com a participação de António Monteiro, pintor autodidata, que idealizou o logótipo do projeto e pintou todas as telas previamente à intervenção dos utentes.
Iniciaram-se as sessões em Dezembro de 2022 e decorreram até Junho de 2023, tendo como beneficiários os 150 seniores que frequentam diariamente os 11 Centros de Dia/Convívio do concelho de Óbidos. No decorrer das atividades desenvolvidas, verificou-se total adesão por parte da população, o que pode sugerir uma flexibilidade relativamente às mudanças de estilo de vida incentivadas.
Tendo em conta a população-alvo e a perspetiva de aumento desta população, trabalhar a literacia em saúde permitirá aos utentes desenvolver aptidões físicas e emocionais para que o processo de envelhecimento seja vivido da forma mais satisfatória possível.
Kommentare