PÓS-GRADUAÇÃO: MIT OFERECE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PARA PESQUISADORES
Atualizado: 4 de mar. de 2022
Todos sabem que a Massachusetts Institute of Technology, localizada na cidade de Cambridge no estado de Massachusetts, é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais, prestigiadas e importantes de todo o planeta.
Recentemente a universidade anunciou que oferecerá bolsas de pós-doutorado para jovens pesquisadores. Ou seja, estudantes e pesquisadores com o título académico de doutorado na área poderão se aventurar e tentar uma chance em um dos maiores centros de ensino e pesquisa de todo o mundo.
Mas exatamente em qual área o MIT está oferecendo esta bolsa? Como exatamente é possível entrar em contato com a universidade e por que ela é tão renomeada ao redor do mundo?
Na reportagem de hoje vamos entender um pouco mais sobre o projeto de pesquisadores em Síndrome de Down desenvolvido pelo MIT e como, ao longo dos anos, esta unidade de ensino foi se tornando uma das mais importantes do planeta.
A pesquisa sobre Síndrome de Down
Conforme publicação da plataforma especializada em medicina, Medicina S.A. em uma publicação do dia 14 deste mesmo mês de dezembro, um centro de pesquisas em síndrome de down está abrindo vagas de pós-doutorado em seu laboratório.
O Alana Down Syndrome Center (ADSC) do Massachusetts Institute of Technology está recrutando e apoiando o desenvolvimento de jovens pesquisadores que atuem no campo de pesquisa da Síndrome de Down.
Uma das maiores diferenças entre mestrado e doutorado se dá na importância do trabalho e da pesquisa para a sociedade, de maneira geral. Visto isso, é nítido que o pesquisador de nível de pós-doutorado trabalha com temas que são essenciais para a vida das pessoas.
Além disso, bolsas de estudo serão oferecidas aos pesquisadores de laboratórios do ADSC, de modo que os bolsistas deverão ser indicados por um líder de corpo docente do centro de pesquisa e ter um pacote de inscrição já aprovado.
É interessantíssimo ressaltar que a preferência das vagas para pesquisadores está para os brasileiros e para outros pesquisadores residentes de países da América do Sul.
Os nomeados para a bolsa receberão um salário de até 60 mil dólares anuais ao longo do programa, de modo que a bolsa poderá persistir por até dois anos.
O que é a Síndrome de Down e como ela ocorre?
A Síndrome de Down é uma doença causada especificamente por uma mutação no cromossomo de número 21.
Para ser mais preciso, causada exatamente por uma mutação chamada trissomia que pode ocorrer neste exato cromossomo.
Isso quer dizer que ao invés de dois cromossomos na posição 21, devido a esta mutação chamada de trissomia, agora existem três, o que acarreta em algumas mutações físicas, psicológicas e emocionais nas pessoas que têm a doença.
Alguns dos sintomas que são causados por esta mutação e que acabam caracterizando esta síndrome são:
Atraso no desenvolvimento
Dificuldade de compreensão
Atraso na aprendizagem
Cardiopatia congénita
A primeira descrição médica da síndrome ocorreu no século XIX, quando em 1862, o médico britânico John Langdon Down descreveu a síndrome, contudo, de maneira extremamente racista e pejorativa.
O termo foi referido e utilizado pela primeira vez em uma publicação do The Lancet, uma clássica revista britânica de medicina.
Hoje existem diversas organizações, movimentos, grupos e instituições que apoiam as pessoas que possuem a Síndrome de Down e lutam pela capacitação e reconhecimento destas pessoas, para que elas tenham uma vida mais justa perante à sociedade.
Como o MIT se tornou uma das maiores universidades do mundo?
O Massachusetts Institute of Technology foi fundado no ano de 1861, principalmente como resposta ao crescimento industrial desgovernado dos Estados Unidos, adotando um modelo de ensino tradicionalmente europeu, com enfoque laboratorial e politécnico.
As áreas que galgaram a fundação da instituição de ensino são as engenharias e as ciências aplicadas, de modo que atualmente o MIT é conhecido internacionalmente por seus cursos de engenharia e pela sua atuação na ciência mundial.
Até o ano de 2015, de acordo com sua página na Wikipédia, o Massachusetts Institute of Technology tinha entre seus afiliados:
85 nomeados do Prémio Nobel
52 vencedores da medalha nacional de ciências
34 astronautas
2 vencedores da medalha Fields
Assim como tradicionalmente, o MIT é uma universidade privada que possui grandes laços com o mundo empresarial, especialmente com empresas formadas por ex-alunos e pesquisadores.
Desta forma, o Massachusetts Institute of Technology possui muito investimento e bastante retorno financeiro e prático para a sociedade norte-americana, sendo considerado uma das mais prestigiosas universidades do planeta.
Comentários