top of page

Periodicidade: Diária

12/22/2024

comercioenoticias

A UCRÂNIA E A EUROPA

Atualizado: 6 de abr. de 2022


A Ucrânia, os ucranianos, diariamente dão lições ao Mundo de um heroísmo indescritível! A resistência, o amor à Pátria, a dignidade (se caírem, caiem de pé) e a sua coragem são ensinamentos diários para o Mundo! Saibamos aprender e ajudar na capacidade que cada um conseguir. O mais simples que seja é ajuda!

A Ucrânia, neste momento, não está só a resistir na defesa do seu País, mas, também da Europa. Que tenhamos esta noção presente em nós.

Este conflito está a trazer a nu a importância da Europa no Mundo. Pena que esteja a ceifar vidas! É um imperativo de consciência retirar esta lição. Que os nossos líderes políticos saibam-na retirar.

A Europa é um farol, é um oásis, neste momento, no Mundo! É exemplo, na transição energética, berço cultural e direitos humanos.

Concordo com os que dizem que a União Europeia é o projeto político mais fascinante e, ao mesmo tempo, complexo e impulsionador que alguma vez foi criado. Óbvio que há coisas que correm menos bem. Mas, é natural. Estamos a falar de uma comunidade com 27 Estados-Membros. Imagino que seja extremamente complexo gerir, em equilíbrio, a enorme diversidade que cada Estado carrega junto das instâncias europeias. Portanto, para quem tem opinião diferente, pensemos o que seria a Europa de agora sem União Europeia, compreendendo, o contexto em que foi criada. Para mim, seria pior. Desigualdades ainda maiores e um potencial de conflito enorme. No nosso caso seriamos, com certeza, um País mais pobre. Portanto, neste cenário, é, totalmente, compreensível a aspiração da Ucrânia a entrar na União Europeia.


PUB.


Esta guerra está a empurrar-me para uma dualidade que não gosto e tento evitar. Divisão entre o Bem e o Mal. Felizmente, que o Bem, seja em maior número que o Mal. Falo, obviamente, a nível das Relações Internacionais. O problema é que este Mal tem um poder para infetar todo o Mundo. E isso assusta! Este mal tem outra característica é protagonizado por um louco e os seus correligionários, bastante, poucos, portanto. Não coloco neste barco os russos que estão contra e os que se vêm forçados a estar por medo. Estes, também vão sofrer de toda esta loucura. Como a decisão de um perigoso faz mudar milhões de vidas.

Finalizo, fiel, ao meu idealismo, que as armas de construção maciça de Esperança que Ucrânia, diariamente, dispara sobre nós tenha um efeito positivo em tudo o que se está a passar.

Artigo de Opinião de João Violante


PUB.


171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page