top of page

Periodicidade: Diária

1/7/2025

comercioenoticias

ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO MAIOR FAZ CEM ANOS



Por João Maurício


Em 1984, a professora Júlia Figueiredo publicou um pequeno livro sobre a criação da Escola Comercial Municipal de Rio Maior.

A atual Escola Secundária de Rio Maior, herdeira da Escola Municipal, fará no próximo ano um século de vida.

O grande interesse desse livro é o facto do mesmo nos fornecer pistas para um eventual estudo mais profundo.

As primeiras tentativas de descentralizar a área de ensino começaram com a Revolução Liberal de 1820, com recuos e avanços e cresceu durante a primeira república. Em 1924, o ministro da Instrução Pública era Helder Ribeiro, militar que tinha participado na Revoluçao de 5 de Outubro de 1910.

O golpe de estado que levaria Salazar ao poder, a chamada Revolução Nacional, pairava já no ar.

Em 14 de abril de 1924 a Câmara Municipal de Rio Maior criou uma escola que brevemente fará um século de vida. Uma atitude que aqui se louva porque visionária.

Fernando Duarte na sua obra “Rio Maior - Estudo da Vila e seu Concelho” na página 43, diz-nos: “em 1924, por iniciativa do Dr. Augusto César da Silva Ferreira, ao tempo delegado de saúde, foi fundada a Escola Comercial de Rio Maior, a qual teve o apoio do Presidente da Câmara, Eugénio Casimiro”.

A Escola Comercial Municipal de Rio Maior viria, nos finais dos anos sessenta do século passado, a transformar-se num polo da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha. Passou, mais tarde, a escola autónoma e, em 1978, tornou-se Escola Secundária de Rio Maior.



No livro “Eu faço parte desta História, Cinquenta anos de História da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha”, não encontrámos referências ao polo de Rio Maior.

Esta efeméride deverá contribuir para recordar os fundadores deste estabelecimento de ensino, os que lhe deram vida e os que tanto lutaram para que, no início dos anos oitenta do século passado, a mesma fosse dotada de novas instalações.

Haveria muita história para contar. Ao acaso, cito Maria Júlia Figueiredo que na página 13 diz: “Entre 1931 e 1941, Leonel Sotto Mayor foi um dos professores destacados da Escola de Caldas da Rainha, a quem foram pagas as deslocações a Rio Maior”. Leonel Sotto Mayor (1903-1966), licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, foi um prestigiado pedagogo, diretor da Escola Comercial e Industrial de Caldas da Rainha.

Reconhecemos o papel que a escola riomaiorense teve no desenvolvimento do concelho.

Terminamos com uma frase de Marçal Grilo, antigo ministro da Educação que, referindo-se ao setor educativo escreveu: “Só conhecendo bem o passado se consegue perceber o tempo que vivemos e ter uma noção de que será possível perspectivar o futuro”.



349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page