FREGUESIAS VIZINHAS
PUB.
Por João Maurício
Edição do Fórum Terras Mágicas das Lendas, CRL e Benedita FM, acaba de aparecer à luz do dia a obra “Freguesias Vizinhas – Jornadas Europeias do Património 2018-2022”.
Adélio Amaro, presidente do Centro do Património da Estremadura escreve no Prefácio que os textos aí publicados ficam para “a memória futura”.
A Irmã Dina Henriques aborda a obra de Luiza Andaluz (1877-1973) fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Aí são tratadas as biografias do pintor Adriano de Sousa Lopes e dos beneditenses que estiveram na Primeira Guerra Mundial. Destaco, também, o texto sobre as filarmónicas de Turquel e de Santa Catarina.
Devo referir a prosa de António Machado Morais sobre a Associação “Entre Margens” - Rio Maior, Alvorninha e Benedita.
Sem desprimor para os outros textos refiro dois: “José Diogo Ribeiro” de Ana Cristina Tavares e André Camponês. Mas, de facto, o texto que mais me interessou foi “Luiz Jorge, o fundador da ICEL”, por Maria do Couto Nicolau.
Toda essa prosa assenta na figura do grande pioneiro da Indústria de Cutelarias na nossa região – o dinâmico Luiz Jorge. O depoimento de Maria do Couto Nicolau tem valor histórico importante porque deixa para a posteridade, dados e factos sobre aquela atividade industrial que, de outro modo, corriam o risco de desaparecerem da memória coletiva.
Nota final – este é o último texto que escrevi em 2023. Têm sido muitos anos de escrita, quer na imprensa regional quer nacional.
Aproveito para agradecer ao Comércio & Notícias ter-me aberto as portas. Espero continuar a fazer uma atividade que gosto muito – escrever. Uns textos são melhores que outros menos conseguidos.
É assim em todas as atividades humanas.
Termino, parafraseando Fernando Pessoa “O perfeito não é humano. O humano é imperfeito”.
Obrigado!
Comments